Oficina – Coralidades Cênicas
Oficina: Coralidades Cênicas – Estratégias Coletivas Para Mover Corpo e Voz
Oficina Dramaturgias Cena
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 No Workshop “Dramaturgia da Cena” a Cia. Apocalíptica, juntamente com seu diretor Lawrence Garcia, trás para os participantes suas metodologias e praticas de montagens de espetáculos a partir das experiências de seu próprio repertório com ênfase nas ultimas 3 montagens “A Revolução dos Bichos”, “Rinocerontite-19” e “Madame Curie”. Esta atividade foi viabilizada pelo ProAc 01/2023 – Teatro/Produção de Espetáculo Inédito.A atividade tem duração de 2h e é voltada para artistas iniciantes.
OFICINA – OFICINA DE MELODRAMA – DA BURGUESIA AO PROLETARIADO
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 Através de jogos teatrais, a atriz Beta Cunha, da companhia Cênica, conduzirá as pessoas participantes em uma introdução ao Melodrama, gênero mais característico do circo-teatro.
OFICINA – OFICINA DE DANÇA COM HOUSE OF DDD
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 Vogue Femme e Brega Funk (à partir dos 12 anos) 10:30 as 11:30 primeira aula 11:45 as 12:45 segunda aula
OFICINA ROBO ART
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 Este workshop, também pretendido como uma vivência performática, procura esmiuçar as tecnologias, conceitos e dramaturgias de corpo fruto da pesquisa da Robo.Art (São José do Rio Preto) com base em um compartilhamento dos saberes adquiridos na processo de desenvolvimento dos trabalhos interdisciplinares do agrupamento. É proposto uma formação investigativa baseada no desenvolvimento do espetáculo, tais como suas traquitanas eletrônicas, dramaturgia e concepção. Será abordada, de maneira introdutória, a criação e o uso de aparatos MIDI (microcontroladores Arduinos) dentro do espetáculo intermídia “Corpomáquina”, suas possíveis variáveis de instrumentalização, o hackeamento dos dispositivos tecnológicos, suas funções e aplicações na corporalidade do movimento. Também explanará sobre a construção coreográfica, treinamento e sua pesquisa de motricidades. Dividido entre teórica e prática, a ação também se desdobra em um exercício de experimentação em live performance que coloca o público participante dentro da instalação da obra.
OFICINA – QUEM BORDA UM PONTO, NARRA UM CONTO
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 A intenção desta oficina é trazer como metodologia parte do processo de dezesseis meses de pesquisa do espetáculo: “Fubá – uma receita para o tempo”, contemplado pela 5ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo (2020/2022). Pensando estrategicamente em como criar uma dinâmica de teatro para o ensino, partimos de três pontos que também nortearam nossa pesquisa para o trabalho: história oral, bordado e teatro. O bordado acontece em roda, como uma ciranda, e embalados pelas nossas próprias histórias, construímos uma narrativa cênica, e a cada ponto bordado, partiremos de um conto narrado. A cada cidade um encontro, e a cada encontro diversas partilhas, um troca entre as coletivas e espaços que nos recebem e o público presente. O processo colaborativo se faz no trabalho de escutar, alinhavar e coser sentidos. Será um encontro para cada espaço/cidade que nos recebe e acolhe, com duração de 04h, sempre em contra período a apresentação, ou seja, oficinas ministradas entre o período da manhã e início da tarde, com apresentações projetadas para o entardecer, com agendamentos prévios em diálogo com cada cidade. E será oferecida para atrizes, atores, e também não artistas da cena, mas que tenham a curiosidade da pesquisa do bordado e/ou da história oral. A oficina será ministrada pelos fundadores do grupo de teatro Impacto Agasias Wallace Borges, também diretor do espetáculo, e Henrique Sanchez, também ator pesquisador do trabalho. Henrique, além de ator, é artesão com conhecimentos em bordado de mão livre.
OFICINA – MÚSICA COMO NARRATIVA NO TEATRO POPULAR
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 A Cia Navega Jangada propõe uma vivência com 2 horas de duração para um público de até 30 pessoas, acima de 15 anos (com ou sem experiência em teatro e música). Propomos entender e explorar um pouco do teatro popular e suas possibilidades, seus tipos, sua corporeidade, e principalmente sua musicalidade. Os participantes poderão experimentar as funções da música na cena, ritmos e emoções, tons e sensações, a palavra cantada e sua função narrativa, música de cena complementar, sonorizações e efeitos. Criaremos pequenas cenas que serão musicadas com a ajuda do elenco e do diretor musical do espetáculo e apresentadas ao final da proposta. Ministrantes: Rodrigo Regis (diretor musical)/ Talita Cabral (diretora)
OFICINA – PALAVRAS TIRADAS DO MANGUE: LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA COM VITOR BIAZIN
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 Neste Laboratório de Dramaturgia, artistas de diferentes mídias e linguagens que queiram aprofundar suas técnicas de escrita e estreitar sua relação com a natureza das palavras, vão se deparar com diferentes estímulos concretos e físicos para elaborarem suas escritas cênico-poéticas. Dar vazão à criatividade a partir de disparadores firmes que, longe de podar ou acorrentar as ideias em uma estrutura formal, aqui aparecem mais como faróis norteadores de apoio e respaldo aos criadores em risco. Ao final da Oficina, os dramaturgos vão sair com uma cena-esboço resultante da experiência vivenciada ao longo do curso, construída e aprimorada a partir das provocações do ministrante e dos colegas de turma. LMT (Laboratório de Mídias e Tecnologias), no SESI SANTOS – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 366 – Jardim Santa Maria – Santos/SP
OFICINA – VIEWPOINTS
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 Trata-se de um sistema que proporciona a prática cênica por meio de sessões de improvisação, circunscritas por princípios filosóficos ligados a categorias diferenciadas de tempo e espaço. Treinar Viewpoints convoca o intérprete a considerar o público durante todo o tempo de treinamento, bem como institui procedimentos de trabalho coletivo e autoral. É uma técnica de improvisação que pode ser praticada por qualquer pessoa, não somente artistas
OFICINA – DRAMATURGIAS DAS DISSIDÊNCIAS
Link para inscrição: https://forms.gle/EV5skdApx5EKX4Eo8 “Dramaturgias das dissidências: criação de uma escrita desviante a partir de autores LGBTs brasileiros contemporâneos” é voltada para amadores, profissionais ou estudantes das artes cênicas, letras ou jornalismo, preferencialmente pessoas que se identifiquem como membros da comunidade LGBTQIAPN+. A seleção se dará a partir de formulário com currículo e carta de intenção (será priorizada a seleção de mulheres cis e trans, pessoas não-binárias e transmasculines e/ou pessoas que se autodeclarem negras, indígenas e amarelas). Ministrante: Andrezza Czech é dramaturga, roteirista, atriz, diretora e jornalista, formada por Faculdade Cásper Líbero, Escola Livre de Teatro de Santo André, SP Escola de Teatro, Indac e Roteiraria. Com produção artística voltada para o universo LGBTQIAPN+, é dramaturga de “LEVANTE” (2022), texto premiado pela 8a Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do CCSP; de “cabra-cega” (2019), publicada pela SESI-SP Editora e com leitura encenada dirigida por Aysha Nascimento; e de “Conchinha em Praça Pública” (2023), dramaturgia curta com temática lésbica publicada pelo coletivo A Digna em sua segunda Mostra de Textos Breves. Tem mais de dez anos de experiência na produção e edição de textos jornalísticos, tendo passado pelas principais redações de São Paulo (Editora Globo, UOL/Folha, Grupo Bandeirantes).